Por que é importante encantar sua equipe
Não é (muito) difícil convencer um empreendedor de que ele precisa investir em comunicação e marketing. De vez em quando precisamos conversar um pouco sobre as motivações, os objetivos esperados, as táticas e o público alvo de cada ação. Ou relembrar que formato é (quase) nada sem conteúdo, e que a trajetória até a venda precisa ser uma que agregue valor. Mas e a equipe interna? Quem se lembra de investir na jornada do funcionário – o tal do employer branding?
A área de comunicação e marketing é bastante abrangente e está longe de se resumir à gestão de redes sociais corporativas, ou aos anúncios pagos. Um braço desta área que é comumente negligenciado pelas empresas é a comunicação interna. Por que, afinal, investir em um marketing que não é diretamente voltado a converter interação com clientes prospectivos em vendas?
Comunicação interna, endomarketing, marketing de recrutamento. Todos se referem às ações de comunicação e marketing voltados à equipe de funcionários, candidatos a vagas e até mesmo ex-funcionários de uma empresa. Gosto mais do termo employer branding por sua abrangência: ele se refere à reputação das empresas como empregadoras.
Com a crescente competição por talentos no mercado, torna-se cada vez mais importante investir em ações que tenham como público alvo funcionários, com estratégias de comunicação e gerenciamento voltadas à construção e manutenção da reputação da empresa como empregadora. Um exemplo disso são os rankings de melhores empresas para se trabalhar, que não param de se multiplicar: Love Mondays, Great Place to Work e Guia Você S/A são alguns dos mais conhecidos.
O termo employer branding foi utilizado pela primeira vez em meados da década de 90. Se inicialmente as ações se resumiam a anúncios de vagas, hoje, com o advento das redes sociais e crescente demanda pela transparência das comunicações, já se fala em jornada do colaborador. Isso significa que uma estratégia de employer branding deve abranger todas as interações com o futuro membro da equipe, do anúncio de vaga ao processo seletivo, passando pela indução, contratação, treinamento, e incluindo até mesmo o processo de desligamento da empresa.
Minha empresa precisa de employer branding?
O employer branding não é uma preocupação somente para grandes empresas. Muito pelo contrário. Empresas pequenas, que competem por talentos com outras muito maiores e com mais recursos, precisam encontrar maneiras de se destacar como boas empregadoras. Não é preciso gastar rios de dinheiro para isso – basta pensar nos seus colaboradores, atuais, futuros ou passados, como um público alvo tão importante quanto os seus clientes.
Os benefícios de investir no employer branding da empresa são muitos – apesar de não ser fã de listas, desta vez não fugirei delas:
Redução dos custos de recrutamento
Empresas que investem em employer branding gastam menos tempo e recursos com recrutamentos e processos seletivos, por dois motivos: em primeiro, porque há abundância de pessoas querendo fazer parte da equipe. Em segundo, porque uma estratégia de comunicação cuidadosamente elaborada possibilita a entrega da sua mensagem para candidatos que tenham o perfil da sua empresa e da vaga em questão.
Atração dos talentos certos
Um employer branding forte torna sua empresa mais competitiva na hora de atrair e reter talentos. Imagine só, se um candidato participar de dois processos seletivos ao mesmo tempo, para vagas com salários e benefícios comparáveis. Ao final do processo, ele irá escolher a empresa que lhe parecer o melhor lugar para trabalhar e que for mais compatível com seus valores e estilo profissional.
Satisfação do cliente final
Investir em employer branding significa investir em ações que encantem sua equipe, fazendo com que seus funcionários se sintam mais engajados e trabalhem mais felizes. Diversos estudos relacionam a felicidade da equipe com a satisfação dos clientes – o que acaba tendo um impacto positivo nos seus resultados finais.
Criação de evangelistas da marca
Um employer branding forte significa que sua equipe tem orgulho de trabalhar para sua empresa e realmente “veste a camisa” da sua marca. Alguns autores defendem que funcionários engajados são a propaganda mais poderosa das empresas. Não é difícil de acreditar. Afinal, a opinião direta positiva e em primeira mão de um funcionário sobre a empresa onde trabalha, por meio de redes sociais, por exemplo, é muito mais convincente que um anúncio publicitário de recrutamento.
Fortalecimento da reputação da marca como um todo
Clientes e parceiros não querem saber apenas da qualidade e do preço dos produtos e serviços das empresas. Eles também querem saber com que causas a marca se envolve, se age de maneira ética e com responsabilidade social. Ser considerada uma boa empregadora certamente contará muitos pontos com seus clientes e parceiros, além de contribuir com uma percepção positiva por parte do público em geral.
É importante notar que o employer branding não diz respeito somente à comunicação da empresa. Employer branding é um assunto estratégico que deve envolver o quadro executivo, gestores, a equipe de recursos humanos e a equipe de comunicação e marketing, para garantir consistência nas ações desenvolvidas, benefícios oferecidos e na mensagem que será entregue.
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