Artigos de blog escritos por inteligência artificial, CEOs gravando vídeos para o Tiktok, metaverso. Quais serão os principais desafios e tendências do marketing de conteúdo em 2023? E quais são as metas de produção de conteúdo da sua empresa neste ano que se inicia?

O marketing de conteúdo se tornou mais importante para as organizações no último ano, de acordo com 71% dos profissionais de marketing entrevistados para a pesquisa “B2B Content Marketing Research: 2023 Trends, Statistics, and More”, realizada pela Content Marketing Institute.

Apesar disso, apenas 21% disseram considerar a empresa onde trabalham extremamente ou muito bem sucedidas quando o assunto é marketing de conteúdo.

 

Os principais desafios

 

Na mesma pesquisa, os entrevistados foram perguntados “Se você pudesse mudar uma única coisa a respeito do marketing de conteúdo na sua empresa, o que seria?”. Os principais pontos levantados foram:

 

  • conscientização e apoio em nível executivo,
  • uma estratégia de marketing de conteúdo,
  • mais orçamento e equipe,
  • mais acesso a especialistas sobre o assunto,
  • melhor tecnologia,
  • melhor mensuração,
  • mais alinhamento entre marketing e vendas.

 

Cinco tendências para 2023

 

Se por um lado temos desafios de longa data (alô, notem-nos, CEOs!), de outro precisamos acompanhar as tendências. A Adobe publicou uma lista da qual gostamos muito, com os principais pontos que merecerão atenção em 2023, que resumimos abaixo.

 

Arrumadinho tecnológico: dados, automação, IA e metaverso

A principal mudança que devemos ver em relação à produção de conteúdo em  2023 é tecnológica.

A combinação de dados, automação, inteligência artificial e metaverso poderá ser utilizada para otimizar as atividades de marketing digital e até melhorar a eficiência e a qualidade da produção de conteúdo – vale a pena ler mais sobre o ChatGPT, por exemplo, e polêmicas em torno do assunto.

 

Vídeos curtos

Vídeo já é uma mídia bem popular – a grande novidade é o formato mais curto. O novo recomendável é que os vídeos tenham, no máximo, dez minutos.

Resultado de um declínio da capacidade de atenção da população? Talvez.

 

SEO estratégico

Não cansamos de dizer – e fazer – isso por aqui: escreva para leitores, não para robôs. As ferramentas de busca usam aprendizado de máquina (IA, vide item 1) e sabem cada vez mais diferenciar um texto de qualidade que vai agradar o leitor de um emaranhado de palavras-chave.

Profissionais do marketing precisam mais do que nunca focar em como se tornarem autoridades dos assuntos a respeito dos quais produzem conteúdo – e deixarem as ferramentas de busca executarem sua mágica.

 

Atenção especial ao UX

As expectativas dos usuários quanto a suas experiências nunca esteve tão alta. Não adianta caprichar no conteúdo se a experiência em consumi-lo deixar a desejar.

 

Podcasts – mas fique de olho nos live chats!

Podcasts ainda são dominantes em termos de conteúdo de marketing em áudio, mas existe potencial para um boom das versões de áudio ao vivo, como salas de chat.

 

Resoluções de 2023 para sua empresa

 

Você já parou para pensar como será o marketing de conteúdo na sua empresa em 2023? Quais são os principais desafios para você, e que tendências terão impacto na sua estratégia e nas atividades da sua equipe? Mais do que seguir o que outras empresas irão fazer, é preciso entender que ações fazem sentido dentro da realidade da sua organização.